Na próxima quarta-feira, 22/05/2013, daremos inicio a Roda de Conversa no PIAJ-Cametá sobre a violência sexual de crianças e adolescentes. Esta atividade faz parte das ações de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes realizadas pela Cáritas Diocesana de Cametá.

16/05 Câmara de Vereadores do Município de Cametá.

Ressalta-se que no dia 16/05 foi realizada uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores do Município de Cametá, com a presença das seguintes autoridades: Kledson Eradito Teles, presidente da Câmara de Vereadores de Cametá; Dom Jesus Maria, Bispo Diocesano de Cametá; Dr. José Goudinho Soares, Juiz de Direito da 1ª Vara Cumulativa da Comarca de Cametá; Osvaldo Barros, vice-prefeito do município de Cametá; Raimundo Epifânio, Secretário Municipal de Assistência Social; Suzana Sanches, presidenta do COMDAC; Sirley Damasceno, coordenador do Conselho Tutelar de Cametá; entre outras; com o objetivo de cobrar do Legislativo local a regularização do Fundo para o CMDCA (Conselho Municipal de Direto da Criança e do Adolescente); melhores estruturas para o Conselho Tutelar; inclusão de projetos para a Infância e Adolescência no PPA, LDO e LOA, entre outras.

17/05 Palestra em Mocajuba.

Ainda como parte desta ação foi realizada no dia 17/05, na Paróquia de Mocajuba, uma palestra sobre Violência Sexual Infanto-juvenil para os estudantes (adolescentes e jovens) e professores do ensino fundamental. Este evento aconteceu no Centro Comunitário daquela Paróquia e teve como facilitadora a Psicóloga Mirene Barros e a Assistente Social Graça Savino. Vale ressaltar que durante esta atividade foram realizadas duas denuncias de abuso sexual, uma referente a uma vítima e a outra a um violentador. No mesmo momento foi acionado o conselho tutelar que deu o encaminhamento necessário aos casos.

Ademais, na manhã do dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), foi realizada uma caminhada em Cametá, saindo da Praça do Trevo até a Praça das Mercês, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre esse crime que agride os direitos sexuais de nossas crianças e adolescentes. Após a caminhada teve lugar uma panfletagem na feira-livre e nas embarcações ancoradas nos portos daquela cidade.

18/05 Vila Maiauatá

Por fim, pela parte da tarde do mesmo dia 18, foi realizada na CC São Joaquim-Cametá uma palestra para a comunidade do bairro Primavera e arredores, famílias e alunos do PIAJ, tendo como palestrante a Psicóloga Mirene Barros e a Agente da Cáritas Raquel Paz, cujo tema foi: O compromisso com o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. E, também, nesta tarde foi realizada na Vila Maiauatá-Igarapé Miri a caminhada do 18 de maio, na qual estavam presentes as escolas de ensino médio e fundamental e representantes das pastorais e movimentos da Igreja Cátolica. Após a caminhada houve a apresentação de uma peça teatral encenada pelas crianças e adolescentes atendidos pela Cáritas local, ocasião em que foi expressado o direito de ser criança.

No related posts.